Entenda como funcionam as reduções


Entenda como funcionam as reduções

Claudine U. Whitton*
Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação
Qualquer escritor pode criar uma abreviatura para uso particular ou empregar linguagem cifrada, cujo acesso e compreensão estão limitados a determinados grupos sociais. Um exemplo típico é a linguagem cifrada dos e-mails, que provavelmente só você, seus amigos ou jovens de sua geração compreendem. Na certa seus pais e avós não têm a mínima idéia do que ela significa.
Por outro lado, há abreviaturassiglas e símbolos que são de uso geral, ou seja, são convencionalmente conhecidos. Leia a descrição a seguir, adaptada de uma matéria da revista espanhola Muy Interesante.
Se llama abreviatura a la representación reducida de una palabra mediante la supresión de letras finales o centrales. Así, p. ej., significa por ejemplo, Ayto. es Ayuntamiento; Dra., doctora; dto., descuento; tel., teléfono; g/p, giro postal; tpo., tiempo; pár., párrafo; Srta., señorita, y Sta., santa.
Otras tienen que ver con tratamientos: Emmo., es eminentísimo;Exc., Excelencia, e Ilmo., ilustrísimo.

Símbolos de caráter técnico-científico não deveriam ser pluralizados, nem escritos com ponto final, como no exemplo a seguir, um típico anúncio de classificados de jornal: 
Ford Connect KombiPrecio: 8.400 €
Características
134.000 km
Potencia: 90 CV
Cilindrada: 1753 c.c
Abs

Alguns dos símbolos deste anúncio são facilmente reconhecíveis pelo leitor, caso de km; outros requerem certo conhecimento do universo automobilístico, caso de c.c. (cilindrada). 
Há ainda outra categoria de palavras abreviadas, os acrônimos. Trata-se da concatenação de elementos de duas ou mais palavras e siglas que podem ser pronunciadas como palavras. No anúncio que você acabou de ler, ABS (um sistema de freios universalmente conhecido como anti-lock braking system) é um acrônimo. Assim como o termo ABS, originário da língua inglesa e empregado como palavra, há outros exemplos que foram incorporados à língua espanhola, como láserradarsida etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário